segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O código de Hamurabi, Direitos Humanos (Amanda Paschoal)

Os direitos humanos estão intimamente ligados à evolução constitucional.
Direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos.
Diálogo e respeito parecem ser as palavras certas para o momento e para o futuro e a dignidade humana um critério possível para orientar todas as culturas.
Os direitos precisam que a sociedade se habitue com eles, pois é primeiro necessário que sejam vigentes para depois tornarem-se eficazes.


O código de Hamurabi
O Código de Hamurabi que tem uma grande importância histórica, pois foi a primeira legislação escrita de que se tem notícia, além desse aspecto histórico, apresenta alguns artigos de uma incrível justiça. Não somente o talião está presente no Código de Hamurabi, mas também disposições de um alto valor humanitário.
Contribui para a sua época e de alguma maneira não deixa de estar presente até hoje, pois há países em que até os dias de hoje prevalece a máxima olho por olho dente por dente.

O código tem três mil e seiscentas linhas, sendo essas linhas ordenadas em duzentos e oitenta e dois artigos, dos quais não se tem conhecimento completo de sua redação pois o que se encontra são cópias dos artigos perdidos, não o original, pois o Código  de Hamurabi foi escrito/ gravado em um bloco, sendo que parte desses artigos foram apagados quando o bloco foi levado para Susa, confiscado depois de uma guerra. Sendo assim alguns artigos ficaram com a sua compreensão comprometida completamente e outros parcialmente. Alguns artigos daqueles que foram apagados tem-se o conhecimento devido existência de cópias. Atualmente o bloco original em que foi escrito o Código encontra-se no museu do Louvre, na cidade de Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário